O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a sala de aula vista por dentro

Autores

  • Thalita Cristina Pereira Couto Universidade Federal do Maranhão - UFMA/GPLICI
  • Marcelo Nicomedes Doutorando em Letras - Linguagem e Sociedade pelo PPGL - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Mestre em Educação pelo PPGE da UCB, pesquisador do NUPESDD - Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos, Dialetológicos e Discursivos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS, CEPAD - O Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da mesma Universidade e do Grupo de Linguagens, Cultura e Identidades – GPLiCI da UFMA http://lattes.cnpq.br/6104635609099598 http://orcid.org/0000-0002-9715-2099

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Metodologias, Prática Docente

Resumo

Este trabalho tem por objetivos apresentar alguns conceitos sobre métodos, técnicas e abordagens de ensino de Língua Estrangeira e analisar quais práticas metodológicas os professores de Língua Inglesa das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Bernardo têm utilizado em suas aulas. Para isso apoiamo-nos nas concepções teóricas apontadas pelo PCN (1998), Oliveira (2014), Lima (2011), Paiva (2003), Leffa (2008) dentre outros que norteiam a temática deste trabalho. A pesquisa se configura como exploratória de abordagem qualitativa, na qual se fez um estudo de campo utilizando como instrumento de coleta de dados a observação estruturada e entrevista semi-estruturada.  Os resultados assinalam que o insucesso na aprendizagem do inglês se deve as metodologias utilizadas, pois, algumas delas estão centradas no professor e também à fatores externos a prática docente.

N] DOI: 10.5935/2179-0027.20180044

Biografia do Autor

Thalita Cristina Pereira Couto, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/GPLICI

Graduada pelo curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mebro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Identidades - GPLiCI da UFMA

Marcelo Nicomedes, Doutorando em Letras - Linguagem e Sociedade pelo PPGL - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Mestre em Educação pelo PPGE da UCB, pesquisador do NUPESDD - Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos, Dialetológicos e Discursivos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-UEMS, CEPAD - O Centro de Pesquisa em Análise do Discurso da mesma Universidade e do Grupo de Linguagens, Cultura e Identidades – GPLiCI da UFMA http://lattes.cnpq.br/6104635609099598

Professor do Curso de Linguagens e Códigos e Turismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Downloads

Publicado

05-11-2018

Como Citar

Couto, T. C. P., & Nicomedes, M. (2018). O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a sala de aula vista por dentro. Revista Interfaces, 9(3), 157–167. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5437

Edição

Seção

Artigos