Os gêneros textuais em livro didático de inglês do Ensino Médio

Autores

  • Mônica Lopes UNICENTRO-PR
  • Lidia Stutz UNICENTRO-PR

Palavras-chave:

gêneros textuais, livro didático, língua inglesa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de uma unidade de livro didático de inglês para verificar os gêneros textuais adotados como instrumento de ensino e se há alguma proximidade com a proposta de sequências didáticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). O livro Way to Go, foco de nossas análises, é um dos aprovados no Plano Nacional do Livro Didático, de 2015, para o Ensino Médio. Embora tenha um número expressivo de gêneros na unidade analisada, há uma recorrência no enfoque do gênero mapa conceitual, sem, no entanto, apresentar explicitamente suas dimensões ensináveis durante a maior parte das onze sessões da unidade. Observamos também que o distanciamento da proposta de sequência didática ocorre pela ausência da avaliação inicial, o que pode conduzir ao ensino genérico, sem que haja uma constatação dos obstáculos e das capacidades de linguagem dos alunos.

DOI: 10.5935/2179-0027.20180016

Biografia do Autor

Mônica Lopes, UNICENTRO-PR

Mestra em Letras Interfaces entre Língua e Literatura, professora de Inglês e Administração na rede pública estadual.

 

Lidia Stutz, UNICENTRO-PR

Doutora em Estudos da Linguagem - UEL. Professora adjutna do PPGL - UNICENTRO. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente.

Downloads

Publicado

12-05-2018

Como Citar

Lopes, M., & Stutz, L. (2018). Os gêneros textuais em livro didático de inglês do Ensino Médio. Revista Interfaces, 9(1), 188–203. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5192

Edição

Seção

Artigos