Desejo fugaz, errância e telurismo em "Mariana", um conto de Miguel Torga

Autores

  • Melina Galete Braga Pinheiro Universidade de Évora

Palavras-chave:

Literatura portuguesa. Erotismo. Miguel Torga.

Resumo

O presente trabalho pretende analisar o conto “Mariana”, do livro Novos Contos da Montanha (1944), do escritor português Miguel Torga. Mariana é uma mulher simples que segue seus desejos e relaciona-se com diversos homens, sem se importar com a opinião dos outros. Contudo, pretendemos demonstrar neste artigo que a personagem principal, que dá nome ao título, não obedece apenas seus instintos de mulher e mãe, como muitos pesquisadores torguianos acreditam, e sim que ela se entrega aos homens que encontra pelo caminho por desejo, mesmo que inconsciente.

Biografia do Autor

Melina Galete Braga Pinheiro, Universidade de Évora

Doutoranda em Literatura na Universidade de Évora. Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro (Portugal), com tese sobre Literatura crossover no romance A vida no céu, de José Eduardo Agualusa.

Downloads

Publicado

27-12-2015

Como Citar

Galete Braga Pinheiro, M. (2015). Desejo fugaz, errância e telurismo em "Mariana", um conto de Miguel Torga. Revista Interfaces, 6(2), 72–78. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3759

Edição

Seção

Artigos