O uso de expressões latinas como elementos de ornamentação na linguagem publicitária escrita no português contemporâneo

Autores

  • Pedro Antonio Gomes Melo universidade estadual de alagoas

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Latim, Léxico, Formação de Palavra.

Resumo

A Língua Latina ainda corresponde uma fonte de alta produtividade lexical para o português contemporâneo, sua presença efetiva em texto publicitário atual demonstra que, pelo menos em nível lexical, o latim não se encontra morto, mas sim vivo, fazendo parte da vida diária dos falantes/ouvintes do Português Brasileiro no século XXI. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa se insere no domínio do léxico, respaldada teoricamente pela Linguística - em particular no âmbito da morfologia lexical – e pela Lexicologia. Objetivou atestar a presença de latinismos na função de ornamentação no léxico publicitário, e ainda, apresentar uma descrição dos mecanismos lexicais – estrutura e formação - mais recorrentes na constituição destas palavras e/ou expressões linguísticas de étimo latino.

Biografia do Autor

Pedro Antonio Gomes Melo, universidade estadual de alagoas

Professor assistente do departamento de Letras da UNEAL, campus III. Especialista em língua portuguesa e mestre em Letras pela UFAL.

Downloads

Publicado

28-12-2013

Como Citar

Melo, P. A. G. (2013). O uso de expressões latinas como elementos de ornamentação na linguagem publicitária escrita no português contemporâneo. Revista Interfaces, 4(2), 60–71. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2343

Edição

Seção

Artigos