Os dois vampiros de Dalton Trevisan: criador e criatura

Autores

  • Camila Del Tregio Esteves Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Miguel Sanches Neto Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Dalton Trevisan, Linguagem, Vampiro.

Resumo

Resumo: Objetivamos analisar como se dá a presença dos dois personagens vampiros nos textos do contista paranaense Dalton Trevisan, por meio da maneira particular como o autor apresenta a linguagem de cada um dos textos. A principal fonte teórica deste trabalho é o conceito de escritura de Roland Barthes. Percebemos uma unidade bastante significativa no que concerne a linguagem dos contos cujo personagem principal é o vampiro Nelsinho; já a comparação entre a linguagem do conto que traz Trevisan como personagem (o outro vampiro) e outros textos assinados pelo autor nos trouxe uma maior variação. Consideramos esta diferença como reflexo dos próprios personagens.

 

Biografia do Autor

Camila Del Tregio Esteves, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Linguagem, Identidade e Subjetividade. Departamento de Letras, Universidade Estadual de Ponta Prossa. Graduação em Letras Português/Francês, UEPG. Formação de Psicólogo e Bacharel em Psicologia, UFPR.

Downloads

Publicado

28-12-2013

Como Citar

Esteves, C. D. T., & Sanches Neto, M. (2013). Os dois vampiros de Dalton Trevisan: criador e criatura. Revista Interfaces, 4(2), 50–59. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2304

Edição

Seção

Artigos