O CONHECIMENTO PRÉVIO E A MEMÓRIA DE TRABALHO: ALIADOS PARA A COMPREENSÃO

Authors

Keywords:

Leitura, Conhecimento linguístico, Conhecimento Enciclopédico, Leitor autônomo, Psicolinguística

Abstract

A memória de trabalho e o conhecimento prévio são fatores essenciais no processo de compreensão leitora. Esta revisão bibliográfica ancorada na psicolinguística, busca revisitar o constructo da memória humana, enfatizando a memória de trabalho que, aliada ao conhecimento prévio, proporciona ao leitor uma leitura mais enriquecedora em relação a aprender novos conceitos, a realinhar/adaptar/modificar pensamentos ou a compreender os termos utilizados no texto ampliando o seu entendimento interpretativo. Com esses fatores aliados à compreensão, o leitor é capaz de produzir inferências em relação ao conteúdo do texto, explorando ao máximo a sua capacidade de compreensão e utillizando os limites de recursos disponíveis em sua memória de trabalho. Portanto, a memória de trabalho e o conhecimento prévio são fatores que contribuem diretamente no processo de compreensão enriquecendo e facilitando a leitura.

Author Biographies

Giseli Cordeiro da Silva, Unicentro

Graduada em Pedagogia pela UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci, em Blumenau - SC (2010), especialista em Gestão Escolar pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava - PR (2016), especialista em Neuropsicopedagogia pela UniGuairacá, em Guarapuava - PR (2020). Mestre em Letras pela UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava - PR (2023) onde atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa nas séries iniciais, Metodologias Ativas, Alfabetização e Apoio Pedagógico com base na Neurociência. Iniciou suas atividades como docente em 2010 pela prefeitura de Blumenau - SC, estagiou no Colégio Bom Jesus Santo Antônio em Blumenau - SC. Lecionou na Escola Lobo Kids, em Guarapuava - PR e, no Colégio Imperatriz Dona Leopoldina, no distrito de Entre Rios, Guarapuava - PR como docente nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, alfabetização bilíngue (língua portuguesa e língua alemã). Foi tutora de ensino na Unopar, polo de Guarapuava - PR (2014) e atuou como docente no Programa Jovem Aprendiz da Cooperativa Agrária, no distrito de Entre Rios, Guarapuava - PR (2022). Suas principais áreas de interesse são: ensino-aprendizagem da leitura, compreensão e processamento em leitura, habilidades e competências relacionadas à compreensão leitora e estratégias de aprendizagem.

Luciane Baretta, Unicentro

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado (1998) e doutorado (2008) em linguística aplicada, em Inglês e Literatura Correspondente, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez doutorado sanduíche no Center of Cognitive Neuroscience, na University of Auckland (2007). Iniciou suas atividades como docente no curso superior em 1998, atuando, principalmente, no curso de Letras, com o ensino de língua inglesa. Foi coordenadora e supervisora de estágio em Língua Inglesa e coordenadora do Curso de Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. Atualmente, atua como professora adjunta do curso de Letras-Inglês na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava, PR. Desde 2013, é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras. De 2016 a 2018 foi coordenadora institucional do Inglês Sem Fronteiras e atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Programa Paraná Fala Inglês, na Unicentro. Suas principais áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, habilidades de leitura em língua materna e estrangeira, estratégias de aprendizagem e processamento em leitura.

Neide Garcia Pinheiro, Unicentro

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) , mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com período de pesquisa na Universidade de Toronto, Canadá. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, onde também atua como Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema e estudos culturais. 

Published

12-09-2024

How to Cite

Cordeiro da Silva, G., Baretta, L., & Garcia Pinheiro, N. (2024). O CONHECIMENTO PRÉVIO E A MEMÓRIA DE TRABALHO: ALIADOS PARA A COMPREENSÃO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 15(2), 112–122. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7820

Issue

Section

Artigos