O ENSINO DE VOCABULÁRIO DA LÍNGUA INGLESA: uma perspectiva sob as lentes da escola pública

Authors

Keywords:

língua inglesa, vocabulário, ensino-aprendizagem, escola pública, residência pedagógica.

Abstract

Neste artigo, tem-se como objetivo relatar alguns fatos vivenciados durante o Programa Residência Pedagógica (PRP), edição de 2022, da CAPES. Para tanto, realizaremos um recorte acerca de tais experiências, de modo a focar no ensino de vocabulário de língua inglesa para o Ensino Fundamental II de uma escola pública. Deste modo, apresentaremos algumas reflexões sobre o ensino de vocabulário, com o aporte teórico  da BNCC (BRASIL, 2018), além de Vechetini (2005), sobre a importância e a implicação do ensino de vocabulário de língua inglesa; Gattolin (1998) para a contextualização e perspectivas sobre o ensino de vocabulário no Brasil e Schmitt (1997) no que diz respeito às estratégias de ensino de vocabulário, entre outros. Dessa maneira, a partir das reflexões apresentadas neste artigo, consideramos o ensino de vocabulário uma ferramenta importante para possibilitar que os estudantes consigam aperfeiçoar as suas habilidades interpretativas, de leitura e escrita e, consequentemente, proporcionar a construção de diferentes interações com a língua.

 

 

Author Biographies

Nelci Alves Coelho Silvestre, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Maringá (1994), Mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru) (1999) e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Atualmente é Professora Associada na Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Letras Modernas, área de Língua Inglesa, ministrando disciplinas na área de Formação de Professor, Estágio Supervisionado e Línguas e Literaturas de Língua Inglesa no curso de Letras. 

Viviane do Nascimento Voltareli, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2024). Participou do Programa Residência Pedagógica em Língua Inglesa, 2023 e do PIBID em Língua Inglesa, 2019. 

 

Published

12-09-2024

How to Cite

Silvestre, N. A. C., & Voltareli, V. do N. (2024). O ENSINO DE VOCABULÁRIO DA LÍNGUA INGLESA: uma perspectiva sob as lentes da escola pública. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 15(2), 80–90. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7726

Issue

Section

Artigos