SOCIOEDUCAÇÃO E POESIA: PRODUÇÕES DE PROSA E VERSO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Authors

Keywords:

socioeducação, letramento, poesia.

Abstract

Esse artigo é um relato de experiência a respeito do projeto de poesia, realizado no Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, no estado do Paraná. O referido projeto tinha como objetivos: contribuir para a melhoria das habilidades de leitura e escrita visando práticas de letramento, possibilitar o contato com textos poéticos, estimular a interpretação, inferências e extrapolação de textos e incentivar a escrita de poesias. O projeto acontecia com adolescentes que cumpriam a medida socioeducativa de internação, no formato de oficinas, nas quais discutia-se e interpretava-se poesias de autores nacionais. Após as discussões eram conceitos dos elementos textuais do texto poético e partia-se para a produção dos mesmos, reestruturação e leitura dos mesmos. Os textos poéticos eram expostos na unidade socioeducativa para familiares e funcionários. Os jovens aderiram positivamente ao projeto, melhorando seu repertório linguístico e a linguagem oral e escrita e vivenciaram a função estética da literatura.

Author Biography

Vania Cristina Pauluk, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa_UEPG. Mestre em Educação também pela UEPG, Licenciada em Pedagogia e em Sociologia. Atua como pedagoga na socioeducação.

Published

12-09-2024

How to Cite

Pauluk, V. C. (2024). SOCIOEDUCAÇÃO E POESIA: PRODUÇÕES DE PROSA E VERSO NA PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 15(2), 19–28. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7698

Issue

Section

Artigos