FORMAS ÉPICAS NO TEATRO DE ONDJAKI E A ESSÊNCIA DO COMUNITARISMO CULTURAL

Authors

Keywords:

Os vivos, o morto e o peixe-frito, Ondjaki, teatro dialético, comunitarismo cultural

Abstract

O presente estudo se dispõe a uma leitura da peça Os vivos, o morto e o peixe-frito (2014), do escritor angolano Ondjaki, a partir da crítica materialista. Delineou-se como o autor retrata questões contemporâneas dos imigrantes africanos em solo português, que enfrentam desde a burocracia e a invisibilidade ao olhar de afeto coletivo entre as distintas nações e etnias que convivem no espaço do colonizador. A ação se dá em diferentes planos, indo da morosidade de uma fila no edifício “Imigração-Com-Fronteira” ao jogo de futebol entre Portugal e Angola. Como teoria, utilizaram-se os escritos de Abdala Jr. (2003; 2016), Costa (1989), Hildebrando (2000), Moura (2016; 2018), Rosenfeld (1997), entre outros. O objetivo é demonstrar como o teatro de Ondjaki revela a situação dos imigrantes dos PALOP na capital lisboeta, proporcionado reflexões acerca da situação histórica do colonialismo português em África.

Author Biographies

Marcele Aires Franceschini, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) e do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) da UEM

Tarik Adão da Costa de Almeida, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando do programa de pós-graduação do IEL (Unicamp)

Published

15-09-2023

How to Cite

Aires Franceschini, M., & da Costa de Almeida, T. A. (2023). FORMAS ÉPICAS NO TEATRO DE ONDJAKI E A ESSÊNCIA DO COMUNITARISMO CULTURAL. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 14(2), 298–314. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7456

Issue

Section

Artigos