REVOLUÇÃO MUSICAL EM AS TROIANAS DE EURÍPIDES

Authors

  • Luciano Heidrich Bisol UFRGS

Keywords:

Eurípides, As Troianas, Nova música

Abstract

Ao longo do século V a.C., o espaço reservado a canções no teatro clássico ateniense passou por transformações. O presente artigo objetiva analisar os aspectos literários das canções desenvolvidos nas duas últimas décadas daquele século a partir da peça As Troianas (c. 415 a.C.) do poeta grego Eurípides (c. 484 - 406 a.C.). Na primeira etapa de nosso texto, apresentamos uma breve introdução ao drama em seu estado de arte. Em seguida, discutimos o papel da música no teatro grego antigo. Na terceira etapa, ponto central da discussão, examinamos com vagar a monodia cantada por Hécuba no início do drama. Por fim, apresentamos considerações sobre aspectos estéticos e sociais da “nova música”, movimento revolucionário que teve em Eurípides um dos principais exponentes.

Author Biography

Luciano Heidrich Bisol, UFRGS

Graduado em Letras, Português e Grego, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Letras, Departamento de Literatura, pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Letras, Departamento de Literatura, Área Teoria Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

09-09-2023

How to Cite

Bisol, L. H. (2023). REVOLUÇÃO MUSICAL EM AS TROIANAS DE EURÍPIDES. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 14(2), 112–128. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7428

Issue

Section

Artigos