CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE E DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA RESSIGNIFICAR A LINGUAGEM E O SUJEITO COM SÍNDROME DEMENCIAL

Authors

Keywords:

Linguagem, Psicanálise, Análise do Discurso, Sujeito com síndrome demencial, Pulsão Invocante.

Abstract

O presente artigo mobiliza compreender o sujeito de linguagem com síndrome demencial em detrimento da doença orgânica. Assim, o estudo objetiva propor reflexões e rupturas de discursos perenizados acerca da demência, pois parte da problemática, pelo senso comum capturado pelo discurso da Medicina, de concentrar-se na cognição, na fala desviante e não no funcionamento discursivo do sujeito. Para isso, as correntes teóricas que fundamentam este trabalho são a Psicanálise lacaniana e a Análise do Discurso Pecheutiana, uma vez que as duas teorias se imbricam na concepção de sujeito e linguagem. Nesse sentido, a metodologia é basicamente a bibliográfica. Logo, propõe um repensar acerca do sujeito com demência, não o anulando, nem focando na patologia, pois entre o sintomático e não-sintomático as fronteiras se entrecruzam, não havendo um lugar tão bem demarcado, já que nada é completo e dominante.

 

Author Biographies

Andreza Shirlene Souza, Universidade Católica de Pernambuco.

Doutoranda em Ciências da Linguagem.

Nadia Pereira Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Doutora em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora titular do curso de Pós-graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Published

31-03-2023

How to Cite

Souza, A. S., & Azevedo, N. P. (2023). CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE E DA ANÁLISE DO DISCURSO PARA RESSIGNIFICAR A LINGUAGEM E O SUJEITO COM SÍNDROME DEMENCIAL. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 13(04), 250–261. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7311

Issue

Section

Artigos