LETRAMENTO LITERÁRIO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Authors

Keywords:

Letramento literário, Formação continuada, Professoras de Língua Portuguesa, Sequência expandida de leitura

Abstract

 

 

 

RESUMO: O presente texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado já concluída, que teve como objetivo geral contribuir para a reflexão e a formação literária de professoras, visando subsidiá-las nos desafios postos para a prática do letramento literário do educando. Os dados foram coletados em seis oficinas, utilizando-se da Dupla Conceitualização, metodologia que permite discussões sobre o modo como construir conhecimentos sobre o objeto de ensino e as condições didáticas para ensiná-lo (LERNER, 2002). Fundamentamos a análise em discussões de Street (1984, 2010), Soares (2002, 2012), Kleiman (2006, 2007), Cosson (2014), entre outros. O trabalho desenvolvido nas oficinas aprofundou o estudo das teorias sobre letramento literário; propiciou às professoras uma experiência estética através da leitura literária e da elaboração de Sequências Expandidas de Leitura (COSSON, 2014).


 

 

Author Biographies

Antonia Maria Medeiros da Cruz, SEDUC-PE

Linguística Aplicada - UFAL

Lúcia de Fátima Santos, UFAL

Linguística - UFAL

Published

31-03-2023

How to Cite

Medeiros da Cruz, A. M., & Santos, L. de F. (2023). LETRAMENTO LITERÁRIO DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO CONTINUADA. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 13(04), 81–90. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7079

Issue

Section

Artigos