DISCURSO, PODER E UM CORPO DRAG (RE)INVENTADO PELAS EXPERIÊNCIAS DA CARNE

Authors

Keywords:

Confissões da Carne, corpo drag, Rita von Hunty,

Abstract

Resumo: Pretendemos com este artigo analisar a atualidade da experiência da carne a partir de discursos que reinventam o corpo drag, problematizando os atravessamentos discursivos que objetivam/subjetivam esse corpo como arte e ferramenta política. Mais precisamente, destacamos os discursos que (re)inventam o corpo montado da drag Rita von Hunty. Propomos uma aproximação entre a prática de um draguerismo político com os ritos de experiência da carne, como Foucault observa no dispositivo da confissão em sua História da Sexualidade – As Confissões da Carne. Concluímos que o processo de mortificação de si e de penitência corpórea aparece atualizada como um ponto crucial para a fabricação de um corpo travestido capaz, tal qual o de Rita com seu draguerismo, de resistência e enfrentamento político.

Author Biographies

Felipe Soares, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutoramento em Letras-Linguística e Análise do Discurso de linha francesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO (2021). Mestrado em Linguística e Análise do Discurso de linha francesa (2018) e graduação em Letras Língua e Literatura (2016) pela mesma instituição. Possui proficiência em língua francesa nível C2 pelo ELFA/CEFR (Cadre Européen de Référence, 2016). Desde 2018 até 2020 atuou como coordenador pedagógico do programa multicultural de línguas PROMUL, de 2013 até 2017 como coordenador pedagógico do programa de mobilidade internacional BRAFRAGRI (UNICENTRO / UTF-PR). Membro do laboratório de estudos discursivos foucaultianos LEDUNI. Atua como professor colaborador de língua francesa no PROMUL (desde 2010) e no centro de ensino Talk Up (desde 2018). Tem experiência na área de linguística, com ênfase na Análise do discurso e na Semiologia, e no ensino de línguas estrangeiras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua francesa, discurso, corpo, visualidades e história da loucura no establishment das artes contemporâneas. Dissertação de mestrado indicada ao prêmio ANPOLL (2018) e vencedor do prêmio COMENDA da Academia Brasileira de Belas Artes em pintura contemporânea (2011).

Denise Gabriel Witzel, UNICENTRO-PR

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - FCL/UNESP-Araraquara-SP (2011). Em 2009, realizou estudos em programa de doutorado sanduíche na Universidade Louis Lumière de Lyon II, França. Desde 1998, é professora na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-Guarapuava/Pr). Membro do GT de Estudos Discursivos Foucaultianos da ANPOLL. Diretora da Editora UNICENTRO (EDUNI). Coordenadora Institucional do Programa Paraná Fala Francês (PFF) na UNICENTRO. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua portuguesa, discurso, corpo e história das mulheres..

 

Felipe Bini

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Guairacá (2015) e pós-graduação lato sensu em Psicologia Clinica: Abordagem Psicanalítica pela PUC-PR (2018). Participou do Grupo de Apoio à Adoção, GAMA, vinculado à Faculdade Guairacá no período de 2014 a 2016. Exerceu atividade como psicólogo clínico na equipe interdisciplinar do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) do Consórcio Intermunicipal de Saúde - Guarapuava, Pinhão e Turvo (CISGAP) no período de 2016-2020. Atualmente é mestrando bolsista no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) com foco nos estudos discursivos foucaultianos, subjetivação e gênero.

 

Published

28-10-2021

How to Cite

Soares, F., Witzel, D. G., & Bini, F. (2021). DISCURSO, PODER E UM CORPO DRAG (RE)INVENTADO PELAS EXPERIÊNCIAS DA CARNE. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 232–244. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7019

Issue

Section

Artigos