DO ESTRUTURALISMO À ANÁLISE DE DISCURSO. ANÁLISE DA PROPAGANDA VAMOS BRASILIZAR

Authors

Keywords:

Linguística, Análise de Discurso, Sociedade

Abstract

Desde a gênese da ciência linguística até a atualidade, várias vertentes analíticas da linguagem foram criadas e definidas, compreendendo o homem como parte fundamental de estudo, eis que o mesmo significa e se faz significar em seu ambiente. Dessa forma, linguagem e vida se confundem em um mesmo evento; uma união indissolúvel. No presente artigo, apresenta-se um breve referencial teórico cronológico, desde o precursor Saussure, até a formação da Análise de Discurso (AD) capitaneada por Pêcheux e Orlandi. Amparados nesta última teoria, analisamos a propaganda de uma bebida alcóolica que lança mão do slogan “Vamos Brasilizar” nos festejos juninos brasileiros no ano de 2012, no intuito de compreender a produção de sentidos e seus efeitos, os quais são materializados pela opacidade da língua e na relação da ideologia e inconsciente que lhes constitui, o que remete à formação da identidade nacional.

Published

25-08-2021

How to Cite

SOUSA, T. B., & DE ANDRADE, G. B. (2021). DO ESTRUTURALISMO À ANÁLISE DE DISCURSO. ANÁLISE DA PROPAGANDA VAMOS BRASILIZAR. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(02), 205–216. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6856

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Artigos