A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIA LEXICAL E DESEMPENHO ESCOLAR: ABORDAGEM LEXICAL NO ENSINO PARA DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

Authors

Keywords:

Competência lexical. Ensino do léxico. Dicionário

Abstract

É consenso que o desenvolvimento da competência lexical favorece o bom desempenho na leitura e na escrita. Para comprovar essa afirmação, o objetivo deste artigo é mostrar a relação entre competência lexical e desempenho escolar, analisando a estatística lexical de redações do Enem e do vestibular da UENP. Com isso, objetiva-se também estimular a abordagem lexical no ensino, com uso do dicionário como instrumento para desenvolver a competência lexical de alunos, expondo os caminhos da Lexicografia pedagógica, responsável pelo desenvolvimento do dicionário escolar. A estatística lexical mostrou que as oito melhores redações da UENP apresentaram média de 278,6 palavras por redação. As nove piores, 140,8. Portanto, o ensino do léxico é comprovadamente indispensável ao aumento da competência lexical e, consequentemente, à melhora do desempenho escolar na leitura e na escrita.

Author Biography

Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Pós-doutorado em Linguística pela UNESP (FAPESP/2012) e Pós-doutorado em Letras pela UFRGS (CNPq/Sênior/2020). Atualmente, professor associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde atua na graduação e no Mestrado Profissional em Letras. É editor da Revista Claraboia (ISSN 2357-9234) e líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico).

Published

25-08-2021

How to Cite

Silva, F. M. da. (2021). A RELAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIA LEXICAL E DESEMPENHO ESCOLAR: ABORDAGEM LEXICAL NO ENSINO PARA DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(02), 164–176. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6801

Issue

Section

Artigos