CURRÍCULO, LEITURA E SISTEMAS DISCRIMINATÓRIOS: HÁ ALTERNATIVAS?
Keywords:
Currículo. Androcentrismo. Feminismo. Diversidade. Leitura.Abstract
O objetivo deste artigo é instigar a percepção da baixa diversidade de gênero no repertório de leitura e processos criativos como etapa para aumentar a visibilidade de mulheres artistas e escritoras no ensino de artes e literatura. Com referências feministas e dos estudos pós-estruturalistas do currículo, a primeira parte do texto trata do androcentrismo, da discriminação interseccional e da desarticulação de sistemas de significação não inclusivos. Em consonância com o critério de diversidade cultural, central na Base Nacional Comum Curricular brasileira, a segunda parte aborda exemplos pertinentes a listas de leitura de vestibulares, a conteúdos de livros didáticos e a um projeto de ensino de licenciatura, oferecendo alternativas de procedimentos que proporcionam evitar o problema mais amplo da baixa diversidade cultural no currículo.Downloads
Published
30-12-2020
How to Cite
Rauen, M. G. (2020). CURRÍCULO, LEITURA E SISTEMAS DISCRIMINATÓRIOS: HÁ ALTERNATIVAS?. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 11(04), 304–315. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6700
Issue
Section
Artigos