COMPREENSÃO LEITORA, TDAH E A APRENDIZAGEM

Authors

Keywords:

Compreensão leitora, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Aprendizagem.

Abstract

A compreensão da leitura é uma atividade cognitiva complexa que envolve desde a decodificação das palavras, até a construção do sentido de um texto escrito. Depois que o processo de decodificação está automatizado, o leitor se empenha na compreensão do texto por meio de processos linguísticos, cognitivos e contextuais (KLEIMAN, 2011; SOUZA, 2012). Nesse processo de leitura, Kleiman (2013) afirma que as habilidades cognitivas como a atenção e a memória são fundamentais para que um texto possa fazer sentido ao leitor. Sendo assim, dificuldades de aprendizagem como o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) podem afetar esse processo, já que compromete habilidades que exigem atenção e empenho cognitivo (BENCZIK, 2006). Desse modo, os objetivos deste estudo são discutir possíveis fatores que desencadeiam dificuldades de compreensão leitora de alunos com TDAH e investigar suas implicações no processo de aprendizagem.

Author Biographies

Márcia Volani Cordova de Oliveira, UNICENTRO

Mestra em Letras pela UNICENTRO, Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia, Graduada em Letras Inglês. Professora da Rede Pública Estadual de Ensino.

Luciane Baretta, UNICENTRO

Doutora em Letras/Inglês (UFSC), Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Letras (UNICENTRO).

Published

30-12-2020

How to Cite

Oliveira, M. V. C. de, & Baretta, L. (2020). COMPREENSÃO LEITORA, TDAH E A APRENDIZAGEM. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 11(04), 160–174. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6637

Issue

Section

Artigos