A evasão escolar: uma metassíntese qualitativa de estudos brasileiros (2015-2020)

Authors

Abstract

A evasão escolar tem sido temática de muitas pesquisas brasileiras. A fim de mapear os estudos brasileiros que tratam da evasão escolar como um todo em âmbito nacional e verificar suas causas e conseqüências para o ensino, busco me apoiar metodologicamente na Revisão Sistemática de Literatura (SARNIGHAUSEN, 2011), a qual procura percorrer as pesquisas de maneira crítica, por meio de uma metassíntese qualitativa. Foram selecionados 21 trabalhos, dentre artigos científicos, monografias e pesquisas publicadas em anais de congressos. Como respostas às perguntas desta pesquisa: a) Quais são as causas da evasão escolar?; b) Quais são as conseqüências da evasão escolar para o ensino?, os dados do mapeamento revelaram que o conceito de evasão é complexo, as causas são multifatoriais e as consequências podem representar uma catástrofe ao sistema de ensino.

Published

22-04-2021

How to Cite

Bordini, M. (2021). A evasão escolar: uma metassíntese qualitativa de estudos brasileiros (2015-2020). Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 12(01), 219–231. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6511

Issue

Section

Artigos