ECOS DE MODERNIDADE EM CONTOS DE KATE CHOPIN

Authors

  • Rosemary Elza Finatti Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara - SP

Keywords:

Kate Chopin, Uma mulher de respeito, O temporal, desfecho aberto.

Abstract

O presente artigo propõe uma análise temática e estrutural dos contos Uma mulher de respeito e O temporal, de Kate Chopin no que tange ao aspecto inovador da ficção chopiniana. Nos contos analisados, a ousadia das heroínas e a estratégia narrativa dos desfechos abertos articulam uma pluralidade semântica notadamente moderna para o século XIX, evidenciando o viés transgressor da escrita avant la lettre da autora. Para tanto, a fundamentação teórica será norteada pelos pressupostos de Umberto Eco sobre o conceito de obra aberta, pelos apontamentos de Massaud Moisés acerca dos desenlaces abertos bem como pelas considerações de Per Seyerested, Bernad Kolosky, Aparecido Donizete Rossi entre outros teóricos a respeito da contística de Kate Chopin.

Author Biography

Rosemary Elza Finatti, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Araraquara - SP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Graduada em Letras (Português/Inglês), Licenciatura e Bacharelado, pela mesma instituição. Atualmente é professor de Língua Inglesa na Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Inglesa. Desenvolve pesquisas sobre a vida e obra de Kate Chopin, Estudos Literários e Feminismo.

Published

02-09-2019

How to Cite

Finatti, R. E. (2019). ECOS DE MODERNIDADE EM CONTOS DE KATE CHOPIN. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 10(2), 156–164. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6059

Issue

Section

Artigos