APRENDIZAGEM EM FOCO: ENTRE O LER E O COMPREENDER

Authors

Keywords:

Leitura. Compreensão. Habilidade leitora.

Abstract

Há alguns anos os estudos da Psicolinguística têm procurado se debruçar sobre a reflexão e entendimento dos métodos que levam à aprendizagem da leitura, considerando os processos cognitivos e as relações entre as diversas aquisições que conduzem à alfabetização. Dessa forma, o presente artigo, de natureza teórica, pretende abordar esses assuntos tendo como base os estudos de Marcuschi (2008) e Morais (2013), e problematizar as ideias dos referidos autores entrecruzando-as com outros trabalhos e pesquisas de estudiosos da área (BOWEY, 2013; KINTSCH & RAWSON, 2013; COELHO & CORREA, 2017), o que permite construir um quadro conceitual relevante para o entendimento da complexidade do ler e do compreender, concluindo que ler é produzir e apropriar sentido e compreender é construir sentido com base em uma atividade inferencial.

Author Biography

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), licenciada em Letras e professora da Faculdade Estácio Florianópolis.

Published

02-09-2019

How to Cite

Goes Denardi, V. (2019). APRENDIZAGEM EM FOCO: ENTRE O LER E O COMPREENDER. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 10(2), 66–75. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5955

Issue

Section

Artigos