FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PIBID INGLÊS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÕES DIDÁTICO-CRÍTICAS E ENSINO
Keywords:
Formação inicial. PIBID Inglês. Reflexão didático-crítica.Abstract
O presente artigo traz uma proposta de reflexão didático-crítica para alunos-professores em formação inicial no PIBID Inglês. Para tanto, ancoramo-nos na literatura sobre práticas reflexivas (DEWEY, 1933; SCHÖN, 1988) na formação de professores, bem como no conceito de transposição didática (CHEVALLARD, 1989). Como encaminhamento metodológico, ponderamos sobre questões oriundas do evento V SIEPE e determinadas propostas das políticas vigentes para o estágio de desenvolvimento inicial da graduação, que se materializam no PIBID. Os resultados demonstram que a reflexão sistematizada se apresenta como uma etapa substancial para o desenvolvimento de capacidades docentes dos alunos em formação, e, além disso, auxilia para que possam entender as próprias limitações e romper com a visão de hegemonia autoritária dos currículos de formação.Downloads
Published
02-09-2019
How to Cite
de Souza, E. G. G. (2019). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PIBID INGLÊS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÕES DIDÁTICO-CRÍTICAS E ENSINO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 10(2), 37–52. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5863
Issue
Section
Artigos