DISCURSO ALHEIO E CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Authors

  • Francieli Matzenbacher Pinton UFSM
  • Rodrigo Poletto UFSM
  • Gabriela Eckert PEREIRA UFSM

Keywords:

discurso alheio, prática de escrita, contexto escolar

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo investigar as formas de introdução do discurso alheio mobilizadas na escrita de artigos de opinião produzidos por estudantes do ensino fundamental. Como fundamentação teórica, buscamos ancoragem em Bakhtin (2010), Maingueneau (2002) e Marcuschi (2007).  Dentre os 59 artigos de opinião produzidos, apenas 26 apresentam referência ao discurso alheio. As formas de introduzir o discurso recorrentes no corpus são i) grupos preposicionados (20%), ii) recursos tipográficos (31%) e iii) verbos introdutores (49%). As principais dificuldades dos estudantes estão relacionadas ao gerenciamento dos recursos de contra-argumentação e de paráfrase do discurso do outro.

Published

05-11-2018

How to Cite

Pinton, F. M., Poletto, R., & PEREIRA, G. E. (2018). DISCURSO ALHEIO E CONSTRUÇÃO DE POSICIONAMENTO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(3), 89–97. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5521

Issue

Section

Artigos