A COMPLEXIDADE DA ESCRITA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO

Authors

  • Alexandre António Timbane Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Instituto de Humanidades e Letras
  • Lucas Pereira dos Santos Souza Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês

Keywords:

Escrita, Português, Ensino, Metodologia.

Abstract

A escrita visa registrar a memória das informações e pensamento e nossa vida tem dependido dela. A escrita neutraliza a variação (CACLIARI, 2002, 2009a,b), não representa a fala (MARCUSCHI, 2001) e segue um Acordo  Ortográfico aceite dentro da Comunidade (FARACO, 2012). Sendo a escrita, uma modalidade mais importante no mundo moderno questiona-se as razões pelas quais os alunos do 3º ciclo (6º e 7º anos) cometem erros básicos? A formação dos professores é deficiente no ensino da ortografia; a metodologia não permite uma aprendizagem sólida; os principais erros decorrem da influência das diversas línguas bantu. A pesquisa identifica os principais erros e procura formas de melhorar a qualidade da escrita. Para coleta recolheu-se 332 redações de três escolas do 3º ciclo cuja temática era relato da vida. A título de exemplo, o artigo apresenta e analisa uma redação e registra os erros recorrentes chegando a concluir os erros surgem da fraca formação dos professores, assim como da metodologia do ensino que não se reinventa e nem diversifica as atividades no ensino da escrita.

 

Nº DOI: 10.5935/2179-0027.20180041

Author Biography

Alexandre António Timbane, Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Instituto de Humanidades e Letras

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil, Mestre em Linguística e Literatura (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique. É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique e professor titular na Universidade Academia de Ciências Policiais de Moçambique (ACIPOL). Tem experiência em ensino de francês e português, pesquisa na área de Sociolinguística e Dialetologia com particular enfoque na Variação e mudança lexical do Português Moçambicano, contato linguístico e línguas bantu. É pesquisador em Linguística Forense aplicada às ciências policiais. Desenvolve estudos sobre ortografia na variedade do Português de Moçambique. É membro do Grupo de Estudos de Linguística Forense da Universidade Federal de Santa Catarina e membro da The International Association of Forensic Linguists (IAFL), é membro do Núcleo de Estudos da Sociolinguística da UNESP e membro do Grupo de Estudos da Fonética Acústica da UNESP.

Published

05-11-2018

How to Cite

Timbane, A. A., & Souza, L. P. dos S. (2018). A COMPLEXIDADE DA ESCRITA EM CONTEXTO MULTILÍNGUE: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 9(3), 114–131. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5514

Issue

Section

Artigos