CRENÇAS QUE DESENCADEIAM ATITUDES DESFAVORÁVEIS À MANUTENÇÃO DA LÍNGUA UCRANIANA EM PRUDENTÓPOLIS, PARANÁ

Authors

Keywords:

Língua ucraniana em Prudentópolis. Crenças e atitudes linguísticas. Estereótipos.

Abstract

No município de Prudentópolis, Paraná, encontra-se a maior comunidade de descendentes de ucranianos do Brasil. Sob a ótica da Sociolinguística e dos estudos sobre Crenças e Atitudes, buscamos, neste artigo, analisar e refletir acerca dos estereótipos que se construíram no decorrer do tempo em torno da língua ucraniana falada no município, a saber, (i) de que se trata de uma língua interiorana; (ii) de que essa variedade seja uma versão inferior à variedade padrão falada na Ucrânia, (iii) de que o “português errado” seja uma consequência do bilinguismo e, finalmente, (iv) de que o bilinguismo seja um problema nacional. Esses estereótipos desencadearam atitudes negativas como o preconceito, a exclusão, a discriminação e propiciaram uma atmosfera desfavorável à manutenção da língua ucraniana no referido município.

 

Author Biographies

Edina Smaha, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Docente de língua ucraniana na  Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2016) e graduação em Relações Internacionais - Lvov Ivan Franko State University (2012). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Línguas Estrangeiras modernas.

  

Loremi Loregian Penkal, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Possui graduação em Letras Português e Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993); mestrado em Linguística pela UFSC (1996); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2004), e pós-doutorado pela UFPR/CNPq (2012). Atualmente é professora Associada C na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, campus de Irati. Nessa universidade, atua na graduação em Letras/ Fonoaudiologia e também é docente permanente do Mestrado em Letras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sistema pronominal, tempo verbal, ensino/aprendizagem de língua portuguesa e língua/cultura eslava. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, atuando no Projeto VARSUL/UFSC de 1989 a 1995; bolsista da CAPES (mestrado) e bolsista de Pós-doc Sênior do CNPq (2011-2012). É líder dos grupos de pesquisa Estudos eslavos e Variação Linguística de Fala Eslava, VARLINFE, na Unicentro, além de integrar a equipe de pesquisadores do Projeto VARSUL.

 

Published

11-05-2019

How to Cite

Smaha, E., & Loregian Penkal, L. (2019). CRENÇAS QUE DESENCADEIAM ATITUDES DESFAVORÁVEIS À MANUTENÇÃO DA LÍNGUA UCRANIANA EM PRUDENTÓPOLIS, PARANÁ. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 10(01), 151–161. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5483

Issue

Section

Artigos