DA "REPRESENTIFICAÇÃO DO AUSENTE": CORPOREIDADE EM ARTE TUMULAR DE CEMITÉRIO DE COIMBRA, PORTUGAL

Authors

  • Rafael de Souza Bento Fernandes Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

ARTE TUMULAR, CORPO, REPRESENTIFICAÇÃO.

Abstract

O estudo, do tipo bibliográfico e qualitativo, tem por objetivo compreender como a morte e o luto são discursivizados (FOUCAULT, 2008) em esculturas de arte tumular do cemitério da Conchada, Coimbra, Portugal. Para tanto, em um primeiro momento há uma discussão sobre o aspecto simbólico que atravessa a produção da subjetividade tomando por base Cassirer (2012), Manguel (2011) e Gélis (2011) no que diz respeito ao corpo e à memória religiosa cristã. Em um segundo momento, há análise de corpora (cinco fotografias) à luz do conceito de “representificação” em Catroga (2009), assim como a cidade como espaço de sentido em Venturini (2017). Um resultado de leitura indica que “poética da ausência” ou “linguagem cemiterial” dissimula corrupção do tempo, processo que permite entrever funcionamento do discurso e notavelmente das relações de poder.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170032

Author Biography

Rafael de Souza Bento Fernandes, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa;Estudos do Texto e do Discurso; pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista do programa de doutorado sanduíche da CAPES pelo Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, edital PDSE-2016. Mestre em Letras e graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (GEDUEM/CNPq). Desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre a circulação de discursos na/da mídia brasileira contemporânea, no que tange às relações destes com a língua, com a história, com a memória e com a corporeidade.

Published

21-01-2018

How to Cite

Fernandes, R. de S. B. (2018). DA "REPRESENTIFICAÇÃO DO AUSENTE": CORPOREIDADE EM ARTE TUMULAR DE CEMITÉRIO DE COIMBRA, PORTUGAL. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 8(4), 116–126. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/5207

Issue

Section

Artigos