Os sentidos e o estilo de Cacaso em Grupo Escolar

Authors

  • Guaraciaba Micheletti Universidade Cruzeiro do Sul / UNICSUL Universidade de São Paulo / FFLCH -USP

Keywords:

Estilística, Cacaso, Grupo Escolar

Abstract

Neste artigo, focalizaremos o livro de poemas Grupo Escolar, de Antônio Carlos Ferreira de Brito (1944-1987), o Cacaso, cuja publicação data de 1974. Grupo escolar é constituído por poemas na sua maioria com traços metalinguísticos que estão agrupados em quatro blocos: 1ª. lição: “Os extrumentos técnicos”; 2ª. lição: “Rachados e perdidos”; 3ª. lição: “Dever de caça”; 4ª. lição: “A vida passada a limbo”. Todas as “lições” têm seus títulos cunhados em jogos com expressões bastante usuais nas quais se troca um dos elementos do sintagma por outro que rompe com a expressão cristalizada e instaura a ironia que perpassa todos os poemas que constituem o livro. Com excertos extraídos desta obra, apontamos traços que marcam o estilo de Cacaso. As bases teóricas estão na Estilística discursivo-textual, na qual se valorizam além dos tradicionais aspectos do enunciado, elementos da enunciação.

DOI: 10.5935/2179-0027.20170018

Author Biography

Guaraciaba Micheletti, Universidade Cruzeiro do Sul / UNICSUL Universidade de São Paulo / FFLCH -USP

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1992). Atuou na Rede Pùblica do Estado de São Paulo de 1969 a 1987. É aposentada da FFLCH da Universidade de São Paulo, onde orientou alunos de IC, Mestrado e Doutorado. no Programa de Pós Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. Atualmente é professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena o Curso de Pós-Graduação em Linguística, exercendo docência, pesquisa e orientação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, estilística, enunciação, ensino, poesia brasileira. Coordena o Grupo “Estudos linguísticos”, do Cnpq. É autora de ” Na Confluência da formas: O discurso polifônico de Quaderna/Suassuna”, “A poesia, o mar e a mulher: um só Vinicius”, “O discurso literário em Alencar: as vozes de uma consciência estética e nacionalista” e de vários artigos e organizadora de livros  relacionados aos temas de sua atuação. 

Published

30-10-2017

How to Cite

Micheletti, G. (2017). Os sentidos e o estilo de Cacaso em Grupo Escolar. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 8(3), 61–72. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4809

Issue

Section

Artigos