O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: mudança de paradigmas

Authors

  • Maria José vital justiniano FIP

Keywords:

Professores. Língua portuguesa. Ensino. Mudança de paradigmas.

Abstract

A  situação de uso da língua portuguesa merece um novo olhar, inclusive, no que se refere ao ensino. O desenvolvimento da produção escrita em língua padrão traz para os professores desta área questões importantes  que devem ser debatidas. Este artigo tem como objetivos: investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área de língua e  que papel tem o professor /orientador na formação de alunos leitores; explicitar metodologias aplicadas no processo de ensino da leitura;propor novo paradigma para o ensino de língua portuguesa. É urgente que se procure mudanças  relacionadas aos atuais métodos de se ensinar  a língua portuguesa. Para se pensar a língua portuguesa e o ensino, pensa-se também em  outras perspectivas  para novo cenário no ensino desta língua como também no olhar de professores  de língua portuguesa.  O artigo revela, por meio de uma pesquisa com professores da área, as possibilidades de mudanças  e uma construção de novo paradigma para o ensino da língua portuguesa.

Author Biography

Maria José vital justiniano, FIP

MARIA JOSÉ VITAL JUSTINIANO-Natural de São João Nepomuceno-MG. Mora em Patos–PB, lugar que ela adotou de coração. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas com especialização em Educação (UFPB), especialização em Metodologia do Ensino Superior(UFPB-FIP) e mestrado em CIÊNCIAS DA SOCIEDADE pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Professora titular das Faculdades Integradas de Patos. Tem experiência na área Linguística. Desenvolveu projetos em escolas públicas e privadas. Obras: INSTITUTO EDUCACIONAL VERA CRUZ: um educandário presente na cidade de Patos (2004), ESCRITORES MIRINS (2008), ACORDA A POESIA (2009), SEGREDOS EM POESIA (2013).

 

Published

01-02-2014

How to Cite

justiniano, M. J. vital. (2014). O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: mudança de paradigmas. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 5(1). Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2587

Issue

Section

Artigos