A construção da identidade de grupo na colônia Entre Rios: práticas de letramento na educação infantil

Authors

  • Adriana Dalla Vecchia UNICENTRO
  • Letícia Fraga UEPG

Keywords:

Políticas Linguísticas. Bilinguismo. Letramento. Identidade.

Abstract

Este estudo vincula-se a uma pesquisa mais ampla que investiga como se estabelecem as políticas linguísticas na região bilíngue português/alemão de Entre Rios, Guarapuava/PR. Neste trabalho, demonstramos que as práticas de letramento na Educação Infantil levam as crianças à consciência de uma unidade, necessária para a construção de uma identidade étnica que os diferencie dos brasileiros. Nesse sentido, demonstramos como as identidades são construídas e negociadas na interação em sala de aula por meio da mediação do professor durante as práticas de letramento. Partimos das discussões de Calvet (2002 e 2007), Rajagopalan (2008) e Kleiman (1995).

Author Biographies

Adriana Dalla Vecchia, UNICENTRO

Departamento de Letras

Lingua e Linguística

Letícia Fraga, UEPG

Departamento de Línguas Vernáculas e Coordenação do Mestrado Linguagem, Identidade e Subjetividade da UEPG.

Published

20-07-2012

How to Cite

Dalla Vecchia, A., & Fraga, L. (2012). A construção da identidade de grupo na colônia Entre Rios: práticas de letramento na educação infantil. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 3(1), 13–22. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1698

Issue

Section

Artigos