O ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA PRÁTICA

Autores

  • Elannia Cristhina Idelfonso Lins Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  • Marcela Moura Torres Paim Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Dialetologia, Ensino, Atlas Linguístico do Brasil.

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se as contribuições da Dialetologia para o ensino por meio do uso do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) na sala de aula. Tomam-se por base os trabalhos sobre a Dialetologia e o Ensino, de Cardoso (2010) e xxxx (2019), que dão conta das reflexões teóricas sobre a importância do ensino da diversidade da língua portuguesa falada no Brasil, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No que se refere aos procedimentos metodológicos, são utilizadas cartas lexicais para elaboração de diferentes atividades. Os resultados parciais obtidos, a partir de uma aplicação dessas atividades preliminares em oficinas de variação e ensino, no âmbito de cursos de extensão, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, revelam que explorar o ALiB proporciona o conhecimento da pluralidade do português, bem como a conscientização acerca da importância do combate ao preconceito linguístico.

Biografia do Autor

Elannia Cristhina Idelfonso Lins, Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Mestranda no Curso: Estudos da Linguagem/PROGEL, área: Estudos Interdisciplinares da Linguagem; linha: Análises linguísticas, textuais, discursivas e enunciativas. (UFRPE); possui Graduação em Letras com Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Especialização em Linguística com ênfase em Leitura, Compreensão e Produção textual. Sou servidora Pública do Estado de Pernambuco, no cargo de professora, exercendo a função de Assistente de Gestão na Escola de Referência em Ensino Médio pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. 

Marcela Moura Torres Paim, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada IV de Língua Portuguesa do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Feira de Santana. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi coordenadora do Projeto CAPES-COFECUB 838/15, em parceria com a Universidade Paris 13. É avaliadora "ad hoc" do Ministério da Educação (INEP/MEC) para Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos (Publicado no D.O.U - Portaria N. 484, de 07 de junho de 2018). É integrante efetiva do Grupo de Trabalho de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e de Sociolinguística da ANPOLL. Foi avaliadora de Linguagens e suas Tecnologias, componente de Língua Portuguesa, na Avaliação Pedagógica do Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2021 - Objetos 1 e 2. É Diretora Científica do Projeto de pesquisa Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Atua como pesquisadora do Projeto NURC - Salvador, tendo sido bolsista de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento do Projeto durante a Graduação e a Pós-Graduação. Foi Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia em 2017. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociolinguística, Dialetologia, Atlas Linguísticos e Variação.

Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

Lins, E. C. I., & Paim, M. M. T. (2024). O ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EXPERIÊNCIA PRÁTICA. Revista Interfaces, 15(1), 217–230. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7725

Edição

Seção

Artigos