LA CIUDAD AUSENTE: SÉRIES E VARIAÇÕES
Palavras-chave:
Processo criativo, Literatura argentina, Exílio, Distanciamento.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre o processo criativo de La ciudad ausente (1992), segundo romance de Ricardo Piglia (1940-2017). Para tanto, parto das relações entre La ciudad ausente e Respiración artificial (1980), seu primeiro romance. Ambos romances surgem como um mesmo projeto e compartilham algumas características, em especial, o trabalho com séries e variações. Tal trabalho se refere tanto a algumas problemáticas quanto às tensões entre a narrativa breve e o romance. Além disso, se em seus primeiros textos críticos e romance Piglia aproximava Jorge Luis Borges e Roberto Arlt, em La ciudad ausente ele radicaliza essa aproximação e faz dela um projeto literário. Piglia retorna a Macedonio Fernández para, através dele, reunir esses dois escritores tão díspares, unindo assim duas linhas fundamentais da tradição literária argentina.Downloads
Publicado
24-05-2024
Como Citar
Olivo Júnior, V. (2024). LA CIUDAD AUSENTE: SÉRIES E VARIAÇÕES. Revista Interfaces, 15(1), 182–201. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7719
Edição
Seção
Artigos