LA CIUDAD AUSENTE: SÉRIES E VARIAÇÕES

Autores

  • Valdir Olivo Júnior UNICENTRO UFPR

Palavras-chave:

Processo criativo, Literatura argentina, Exílio, Distanciamento.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o processo criativo de La ciudad ausente (1992), segundo romance de Ricardo Piglia (1940-2017). Para tanto, parto das relações entre La ciudad ausente e Respiración artificial (1980), seu primeiro romance. Ambos romances surgem como um mesmo projeto e compartilham algumas características, em especial, o trabalho com séries e variações. Tal trabalho se refere tanto a algumas problemáticas quanto às tensões entre a narrativa breve e o romance. Além disso, se em seus primeiros textos críticos e romance Piglia aproximava Jorge Luis Borges e Roberto Arlt, em La ciudad ausente ele radicaliza essa aproximação e faz dela um projeto literário. Piglia retorna a Macedonio Fernández para, através dele, reunir esses dois escritores tão díspares, unindo assim duas linhas fundamentais da tradição literária argentina.

Biografia do Autor

Valdir Olivo Júnior, UNICENTRO UFPR

Licenciado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Literatura pela mesma instituição. É professor adjunto da Universidade do Centro-Oeste (UNICENTRO) do Paraná. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na área de Estudos Literários na Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

24-05-2024

Como Citar

Olivo Júnior, V. (2024). LA CIUDAD AUSENTE: SÉRIES E VARIAÇÕES. Revista Interfaces, 15(1), 182–201. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7719

Edição

Seção

Artigos