CONCEPÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO NO FORMATO SPOC DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

Palavras-chave:

Concepções de Gêneros. SPOC. Material Didático Digital. Língua Espanhola.

Resumo

Este artigo apresenta a análise realizada em um curso de Língua Espanhola no formato Small Private Online Course (SPOC), destinado a alunos pertencentes ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola de educação básica, do interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), idealizado e criado nos anos de 2020 e 2021, respectivamente, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Buscamos verificar que concepções de gêneros foram exploradas nos materiais didáticos digitais (MDD) dispostos na primeira unidade do curso, que tem como objetivo trabalhar gêneros textuais com foco no preparo de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Empregamos a definição de gêneros como ação social tipificada e recorrente, sustentada por autores como Miller (1994) e Bazerman (2003). Além disso, a definição do conceito de texto sustentada por Bronckart (2012) e as noções de “propósito comunicativo” e comunidade discursiva elaboradas por Swales (1990) serviram de apoio à análise dos dados. Os conceitos teóricos empregados auxiliaram o modo como analisamos os exemplos das atividades dispostas na unidade supracitada do curso.

Biografia do Autor

Naura Letícia Nascimento Coelho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Caroline Araújo Larrañaga, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

24-05-2024

Como Citar

Nascimento Coelho, N. L., & Larrañaga, C. A. (2024). CONCEPÇÕES DE GÊNERO EM UM CURSO NO FORMATO SPOC DE LÍNGUA ESPANHOLA. Revista Interfaces, 15(1), 164–181. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7709

Edição

Seção

Artigos