(CO)EXISTÊNCIA ENTRE NAÇÃO E ETNIAS: UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (RE)PENSADO PARA A COMUNIDADE ÍNDIGENA

Autores

  • Luana Vitoriano-Gonçalves Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Discurso, Interculturalidade, Diversidade.

Resumo

Este artigo investiga os modos como a população étnica Avá-Guarani percebe sua própria comunidade e as relações de saber e de poder que integram nação-escola-comunidade. Para isso, apresenta como corpus de pesquisa o Projeto Político Pedagógico (2017), do Colégio Estadual Indígena Kuaa Mbo'e, redigido por professores (indígenas e não indígenas) integrados à realidade cultural da terra indígena Tekoha Añetete. Nesta conjuntura, tornam-se relevantes as perspectivas teóricas de Foucault (2012a; 2012b), Almeida; Gomes; Bracht (2016) e Bauman (1999). Os resultados da investigação das séries enunciativas do PPP (2017) visibilizam a educação a partir de três movimentos discursivos: “preservação dos saberes e práticas socioculturais das comunidades indígenas”; “manutenção da cultura integrada” e “promoção da autodeterminação”.

Biografia do Autor

Luana Vitoriano-Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professora Doutora em Letras (UEM), pós-doutorado em andamento (UFPR), integrante do grupo de estudos GPTD – Estudos do Texto e do Discurso: entrelaçamentos teóricos e metodológicos e membro do Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários, LABELL (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

Vitoriano-Gonçalves, L. (2024). (CO)EXISTÊNCIA ENTRE NAÇÃO E ETNIAS: UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (RE)PENSADO PARA A COMUNIDADE ÍNDIGENA. Revista Interfaces, 15(1), 153–163. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7707

Edição

Seção

Artigos