EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E PARÊMIAS DA UCRÂNIA: O OLHAR DE UM PESQUISADOR UCRANINO REFUGIADO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Fraseologia. Expressão Idiomática. Parêmia. Ucrânia.

Resumo

Nos estudos lexicais, a Fraseologia tem se dedicado ao estudo das unidades polilexicais, comumente chamadas de unidades fraseológicas (UF), que são compostas de duas ou mais palavras gráficas. Como definir e delimitar essas unidades? Que combinações devem ser consideradas UFs? Com base nessas questões, este artigo se propõs a discutir duas das mais representativas UFs: expressão idiomática e parêmia. Assim, objetivou apresentar os conceitos e as diferenças entre essas duas unidades num contexto peculiar: Guerra da Ucrânia. Essas unidades foram exemplificadas com as expressões mais representativas na Ucrânia segundo a visão de um ucraniano refugiado no Brasil por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia. Foram tomadas 11 expressões idiomáticas e 11 parêmias.

Biografia do Autor

Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Pós-doutorado em Linguística pela UNESP (FAPESP/2012) e Pós-doutorado em Letras pela UFRGS (CNPq/Sênior/2020). Atualmente, professor associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde atua na graduação e no Mestrado Profissional em Letras. É editor da Revista Claraboia (ISSN 2357-9234) e líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico).

Dmytro Slinko, Pesquisador ucraniano

Pesquisador ucraniano que foi recebido no Brasil em projeto da Fundação Araucária e SETI.

Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

Silva, F. M. da, & Slinko, D. (2024). EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E PARÊMIAS DA UCRÂNIA: O OLHAR DE UM PESQUISADOR UCRANINO REFUGIADO NO BRASIL. Revista Interfaces, 15(1), 11–25. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7699

Edição

Seção

Artigos