Os trabalhos de conclusão de curso colaboram para os objetivos gerais da Educação Brasileira? Uma análise literalmente documental

Authors

  • Ricardo Cortez Lopes Licenciatura em Robótica para Informática Educativa / Tutor

Keywords:

Trabalho de Conclusão de Curso, Ensino Técnico, Ensino Superior, Graduação, Pós-Graduação.

Abstract

os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são um tradicional requisito para a finalização do processo de certificação no ensino brasileiro, especialmente para o Ensino Técnico (Médio) e Superior (Graduação e Pós-Graduação). Porém, para além de conferir a certificação, a prática estaria seguindo as normativas oficiais quanto à consecução das finalidades do ensino, descritos nos documentos oficiais? Ou haveria uma desconexão? Partindo desses questionamento, selecionamos, por amostragem de cotas, documentos normatizadores de TCCs de instituições de ensino técnico, graduação e pós-graduação. Os resultados apontaram para, no tocante ao TCC, (a) existir uma ortodoxia maior por parte das instituições privadas, (b) para a  existência de uma noção subjacente de ciência e pesquisa científica.


Published

24-05-2024

How to Cite

Lopes, R. C. (2024). Os trabalhos de conclusão de curso colaboram para os objetivos gerais da Educação Brasileira? Uma análise literalmente documental. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 15(1), 39–56. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7657

Issue

Section

Artigos