Os trabalhos de conclusão de curso colaboram para os objetivos gerais da Educação Brasileira? Uma análise literalmente documental

Autores

  • Ricardo Cortez Lopes Licenciatura em Robótica para Informática Educativa / Tutor

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Ensino Técnico, Ensino Superior, Graduação, Pós-Graduação.

Resumo

os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são um tradicional requisito para a finalização do processo de certificação no ensino brasileiro, especialmente para o Ensino Técnico (Médio) e Superior (Graduação e Pós-Graduação). Porém, para além de conferir a certificação, a prática estaria seguindo as normativas oficiais quanto à consecução das finalidades do ensino, descritos nos documentos oficiais? Ou haveria uma desconexão? Partindo desses questionamento, selecionamos, por amostragem de cotas, documentos normatizadores de TCCs de instituições de ensino técnico, graduação e pós-graduação. Os resultados apontaram para, no tocante ao TCC, (a) existir uma ortodoxia maior por parte das instituições privadas, (b) para a  existência de uma noção subjacente de ciência e pesquisa científica.


Downloads

Publicado

24-05-2024

Como Citar

Lopes, R. C. (2024). Os trabalhos de conclusão de curso colaboram para os objetivos gerais da Educação Brasileira? Uma análise literalmente documental. Revista Interfaces, 15(1), 39–56. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7657

Edição

Seção

Artigos