REVOLUÇÃO MUSICAL EM AS TROIANAS DE EURÍPIDES

Autores

  • Luciano Heidrich Bisol UFRGS

Palavras-chave:

Eurípides, As Troianas, Nova música

Resumo

Ao longo do século V a.C., o espaço reservado a canções no teatro clássico ateniense passou por transformações. O presente artigo objetiva analisar os aspectos literários das canções desenvolvidos nas duas últimas décadas daquele século a partir da peça As Troianas (c. 415 a.C.) do poeta grego Eurípides (c. 484 - 406 a.C.). Na primeira etapa de nosso texto, apresentamos uma breve introdução ao drama em seu estado de arte. Em seguida, discutimos o papel da música no teatro grego antigo. Na terceira etapa, ponto central da discussão, examinamos com vagar a monodia cantada por Hécuba no início do drama. Por fim, apresentamos considerações sobre aspectos estéticos e sociais da “nova música”, movimento revolucionário que teve em Eurípides um dos principais exponentes.

Biografia do Autor

Luciano Heidrich Bisol, UFRGS

Graduado em Letras, Português e Grego, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Letras, Departamento de Literatura, pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Letras, Departamento de Literatura, Área Teoria Crítica e Comparatismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

09-09-2023

Como Citar

Bisol, L. H. (2023). REVOLUÇÃO MUSICAL EM AS TROIANAS DE EURÍPIDES. Revista Interfaces, 14(2), 112–128. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7428

Edição

Seção

Artigos