ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION (EMI) E LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS NA PÓS-GRADUAÇÃO PELA INTERNACIONALIZAÇÃO

Autores

Resumo

Este trabalho propõe um debate social acerca das concepções de English as a Medium of Instruction (EMI), Letramentos Acadêmico-Científicos e Internacionalização, e sua articulação no Ensino Superior, com foco na pós-graduação stricto sensu. Para isso, fundamentamos nosso estudo nos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), do EMI, dos Letramentos Acadêmicos e Científicos e da Interdisciplinaridade pelo viés da Teoria da Complexidade. Quanto à metodologia, utilizamos questionários online, via Google Forms, junto a estudantes e docentes de pós-graduação, da Unespar, Campus de Campo Mourão-PR. Para as análises, pautamo-nos nos segmentos de organização temática (SOT) (temas) e de segmentos de tratamento temático (STT) (subtemas) (BULEA, 2010). Os resultados apontam para possíveis avanços das práticas formativas institucionais.

Biografia do Autor

Maria Izabel Rodrigues Tognato, UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão - PR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1992) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002), sob orientação da Professora Dra. Telma Nunes Gimenez. É Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL- PUC/SP (2009), sob orientação da Professora Dra. Anna Rachel Machado (in memoriam). Possui pós-doutorado pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação sob orientação do Professor Dr. Joaquim Dolz, subsidiado pelo sistema de bolsa CAPES. nº BEX 0767/15-8, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016. Atua como professora associada no Curso de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão - PR, desde 1994. Também atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino de 1994 a 2011. Tem experiência na área de Letras com ensino de Língua Inglesa e respectivas literaturas, com Prática de Ensino, orientação de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa, Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Científica Junior (PIC Jr.) e em Formação Continuada do Professor de Língua Inglesa orientando professores da Educação Básica, participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), oferecido pelo Governo do Estado do Paraná, de 2010 a 2017. Participa dos grupos de pesquisa Linguagem e Educação (LED) UEL/CNPq e LILA - Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos - UEL, coordenados pela Professora Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão, bem como do LACEL - Letramentos Acadêmico-Científicos e Estudos da Linguagem, coordenado pela Professora Dra Jacqueline Sanches Vignoli, da Unespar - Campus de Campo Mourão - PR. Coordena o grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações - LIDERE/CNPq/Unespar - Campus de Campo Mourão - PR. É membro do GT da ANPOLL de Gêneros Textuais/Discursivos. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), na Unespar - Campus de Campo Mourão-PR desde 2014 e orienta Dissertações e Teses de pós-graduação. Atua como revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

Marinella Bertussi Bornholdt, UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão - PR

Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Campo Mourão). Graduada em Letras - Inglês pelo Centro universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Graduada em Filosofia pelo Centro Universitário Uninter. Atualmente, trabalha como professora bolsista no programa Paraná Fala Inglês (PFI) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus de Campo Mourão) e também como coordenadora do programa de Línguas Estrangeiras (PROLEN) na mesma universidade.

Patricia Tozzo da Silva Zanco, UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão - PR

Professora de língua inglesa e tutora presencial nos cursos de formação docente na Unopar polo Cianorte. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2020) e graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011). Atualmente é mestranda do Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento PPGSeD pela Unespar - Campo Mourão -PR, tendo como orientadora da pesquisa a professora Maria Izabel Rodrigues Tognato, pós-doutorada pela UNIGE - Université de Genève - FAPSE - Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação(2016).

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Rodrigues Tognato, M. I., Bertussi Bornholdt, M., & Tozzo da Silva Zanco, P. (2023). ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION (EMI) E LETRAMENTOS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS NA PÓS-GRADUAÇÃO PELA INTERNACIONALIZAÇÃO. Revista Interfaces, 13(2), 257–275. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7178

Edição

Seção

Artigos