UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DO DISPOSITIVO “SEQUÊNCIA VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE”

Autores

  • Gabriela Pepis Belinelli Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0002-1303-8425
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Palavras-chave:

formação de professores, língua portuguesa, sequência de formação, gêneros textuais, artigo de opinião

Resumo

A problemática desta pesquisa envolve os desafios enfrentados pelo professor de Língua Portuguesa para trabalhar com os gêneros argumentativos na Educação Básica. Somado a isso, consideramos a necessidade de formações que lhe proporcionem a apropriação dos esquemas de utilização da metodologia das sequências didáticas de gêneros criada pelos pesquisadores da Escola de Genebra. Sendo assim, sustentadas pelos princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, sistematizamos e implementamos – na modalidade a distância – o que chamamos de sequência virtual de formação docente, tendo o artigo de opinião e a sequência didática de gêneros como objetos de ensino e aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar, sob o viés teórico-metodológico, a sistematização desse dispositivo, com o intuito de que ele possa dar base para outras formações virtuais que busquem desenvolver capacidades docentes para o ensino da leitura e produção de textos de gêneros variados.

Biografia do Autor

Gabriela Pepis Belinelli, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Belinelli, G. P., & Barros, E. M. D. de. (2023). UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DO DISPOSITIVO “SEQUÊNCIA VIRTUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE”. Revista Interfaces, 13(2), 116–139. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7160

Edição

Seção

Artigos