FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA ORALIDADE: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino da oralidade, Gêneros orais, Práticas docentes, Formação inicialResumo
Nossa pesquisa objetiva analisar a prática de docentes do Ensino Médio no que toca ao ensino da modalidade oral da língua a partir das concepções de oralidade e de práticas orais adquiridas em formação inicial por esses profissionais. Para isso, corroboramos com os estudos de Marcuschi; Dionísio (2007), Autora 1 (XXXX); Magalhães (2018), Miller (2013) e Zeichner (2008). Nossa pesquisa é de cunho exploratório (LAKATOS; MARCONI, 2003) e foi realizada a partir da aplicação de um questionário online com doze professores. Os resultados apontam para uma escassez na abordagem de elementos da oralidade e dos gêneros orais na formação inicial de professores, para uma compreensão superficial do conceito de oralidade e para práticas deficitárias na abordagem de peculiaridades de gêneros orais.Downloads
Publicado
07-02-2023
Como Citar
Forte-Ferreira, E. C., Araújo dos Santos, R. Ívina, & Noronha, L. A. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA ORALIDADE: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Revista Interfaces, 13(2), 82–101. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7159
Edição
Seção
Artigos