FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA ORALIDADE: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Ensino da oralidade, Gêneros orais, Práticas docentes, Formação inicial

Resumo

Nossa pesquisa objetiva analisar a prática de docentes do Ensino Médio no que toca ao ensino da modalidade oral da língua a partir das concepções de oralidade e de práticas orais adquiridas em formação inicial por esses profissionais. Para isso, corroboramos com os estudos de Marcuschi; Dionísio (2007), Autora 1 (XXXX); Magalhães (2018), Miller (2013) e Zeichner (2008). Nossa pesquisa é de cunho exploratório (LAKATOS; MARCONI, 2003) e foi realizada a partir da aplicação de um questionário online com doze professores. Os resultados apontam para uma escassez na abordagem de elementos da oralidade e dos gêneros orais na formação inicial de professores, para uma compreensão superficial do conceito de oralidade e para práticas deficitárias na abordagem de peculiaridades de gêneros orais.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Forte-Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professora de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  (UFERSA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino - POSENSINO - fruto da associação entre UERN, UFERSA e IFRN. Possui graduação em Letras (2006), Mestrado em Linguística (2009) e Doutorado em Linguística (2014) pela Universidade Federal do Ceará e estágio doutoral sanduíche com financiamento da CAPES - PDSE - no Instituto de Linguística Teórica e Computacional - ILTEC - em Lisboa, Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE/UFERSA) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Internet (GLINET/ UFERSA).

Rosângela Ívina Araújo dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Possui graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2018) e mestrado em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino (POSENSINO), associação entre a UFERSA, a UERN e o IFRN(2021). Atuou como professora de Libras na UERN em regime temporário (2019/2021). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros orais, oralidade e ensino.

 

Leiliane Aquino Noronha, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Ceará - (UECE/FAFIDAM) e Mestrado em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - (UFERSA) em associação ampla com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE). Integrante dos grupos de pesquisa Oralidade, Letramentos e Ensino (ORALE/UFERSA), Linguagens e Internet (GLINET/UFERSA) e Discurso, Identidade e Letramento Acadêmicos (DILETA/UECE).

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Publicado

07-02-2023

Como Citar

Forte-Ferreira, E. C., Araújo dos Santos, R. Ívina, & Noronha, L. A. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA ORALIDADE: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Revista Interfaces, 13(2), 82–101. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7159

Edição

Seção

Artigos