RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: PROJETO DE TCC EM FOCO

Autores

  • Ana Valéria Bisetto Bork Godke UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - Campus Curitiba https://orcid.org/0000-0002-5911-6564
  • Miriam Sester Retorta Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba
  • Rita de Cássia Veiga Marriott Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba

Palavras-chave:

Letramentos acadêmico-científicos, mapas conceituais, ebook, Recursos Educacionais Abertos, projeto de TCC.

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar o cenário de produção de um Recurso Educacional Aberto (REA) sobre o gênero de texto projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. A partir dos construtos teóricos de Street (1984), Gee (1996) e Barton e Hamilton (1998), na área dos Novos Estudos do Letramento e de Mapas Conceituais (TORRES; MARRIOTT, 2016; NOVAK; CAÑAS, 2010), uma pesquisa exploratória foi conduzida por meio de um questionário, respondido por professores/coordenadores dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Como  resultado, um REA voltado para a escrita do gênero projeto de TCC foi concebido, produzido e divulgado através de um ebook e também por um curso livre disponível na Plataforma Sophia da UTFPR, com o intuito de auxiliar alunos que estejam na fase de elaboração de seu projeto e professores orientadores da disciplina de TCC, abordando desde a criação das perguntas de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos, referencial teórico e aspectos metodológicos até questões de formatação do referido gênero.

Biografia do Autor

Ana Valéria Bisetto Bork Godke, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - Campus Curitiba

Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), especialização em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005). É doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e faz parte do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Lúcia Lopes Cristovão. Participou como copesquisadora no projeto ILEES (Iniciativas de Ensino de Leitura e Escrita no Ensino Superior na América Latina), coordenado pelo Prof. Dr Charles Bazerman, EUA, da Universidade de Califórnia, em Santa Barbara. É professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1994. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Inglesa. Áreas de interesse: ensino de língua inglesa, formação de professores, gêneros textuais e escrita acadêmica.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Bork Godke, A. V. B., Retorta, M. S., & Marriott, R. de C. V. (2023). RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NO ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS: PROJETO DE TCC EM FOCO. Revista Interfaces, 13(2), 155–168. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7149

Edição

Seção

Artigos