ENTRE O FAZER E O PENSAR SOBRE O FAZER: OS GÊNEROS DO DISCURSO PROFISSIONAL DOCENTE E O TRABALHO INVISÍVEL DO PROFESSOR

Autores

Palavras-chave:

Métier Docente, Gêneros do Discurso Profissional, Atividades de Linguagem. Invisibilidade do Trabalho, Extensão Universitária.

Resumo

Neste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento do profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006; 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores.

Biografia do Autor

Ada Magaly Matias Brasileiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professora adjunta da UFOP, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Língua Portuguesa, na área de formação docente. É autora de várias publicações entre as quais destacam-se os livros: Como produzir textos acadêmicos e científicos, Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, Leitura e produção textual, A emoção na sala de aula, além de vários artigos científicos e capítulos de livros. vincula-se ao Lalin e coordena o Pibid Linguagens, o CEMAR e projetos de extensão e pesquisa.

Viviane Raposo Pimenta, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professora adjunta da UFOP, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Língua Inglesa, principalmente, na área de formação docente. É autora de várias publicações, vincula-se ao Lalin e coordena o Pibid Linguagens e projetos de extensão e pesquisa.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

Brasileiro, A. M. M., & Pimenta, V. R. (2023). ENTRE O FAZER E O PENSAR SOBRE O FAZER: OS GÊNEROS DO DISCURSO PROFISSIONAL DOCENTE E O TRABALHO INVISÍVEL DO PROFESSOR. Revista Interfaces, 13(2), 30–47. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7143

Edição

Seção

Artigos