ATIVIDADE DE PESQUISA E TRIAGEM DE INFORMAÇÕES: QUAIS CAMINHOS TOMAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SEMINÁRIO ACADÊMICO?

Autores

  • Everton Gelinski Gomes de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Seminário acadêmico. Pesquisa de informações. Triagem de Informações. Letramentos acadêmicos.

Resumo

Considerando a carência de atividades de ensino de pesquisa e triagem de informações na elaboração de seminários em língua inglesa, este estudo apresenta uma proposta de atividades voltadas a este escopo. A fundamentação parte do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999), dos letramentos acadêmicos (STREET; 1993), e de estudos sobre sequências didáticas (MAGALHÃES; CRISTOVÃO, 2018). Em termos de metodologia, discutimos sete atividades sobre pesquisa e triagem de informações, pautadas nos procedimentos: (a) busca pelo conhecimento científico em ação, circunscrito em estruturas simbólicas significantes; (b) determinação da prioridade de informações em função de critérios previamente estabelecidos. As atividades são colocadas como uma alternativa à lacuna concernente ao ensino de seminários em língua inglesa em cursos de graduação.

Biografia do Autor

Everton Gelinski Gomes de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Departamento de Letras. Área de Atuação: Linguística.

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

de Souza, E. G. G. (2023). ATIVIDADE DE PESQUISA E TRIAGEM DE INFORMAÇÕES: QUAIS CAMINHOS TOMAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SEMINÁRIO ACADÊMICO?. Revista Interfaces, 13(2), 169–187. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7139

Edição

Seção

Artigos