O USO DE INSTRUMENTOS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA NA SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

instrumentos, atividade reguladora, Clínica da Atividade, instrução ao sósia

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma análise de um texto em que uma professora dá instruções sobre como realizar sua atividade de trabalho em sala de aula, a partir do método instrução ao sósia. Utilizamos conceitos da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade, que desenvolve este método. Como metodologia, serão analisados três trechos do texto que revelam o uso de instrumentos pela professora de língua inglesa e língua portuguesa. Como resultados, observamos que a professora traz em cena vozes implícitas que mostram instrumentos e maneiras de agir de outros professores, aos quais ela recorre para agir e compreender sua prática. São maneiras que evidenciam dificuldades e motivos para o agir em sala de aula. Esse estudo traz contribuições para cursos de formação inicial e continuada de professores voltados a reflexões sobre a prática profissional.

 

Biografia do Autor

Soelene de Fátima Brovoski Modolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Soelene de Fátima Brovoski Modolo é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais. É mestra em Letras – Linguagem, Cultura e Sociedade, na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Trabalho, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco. É voluntária no Projeto de Extensão Inglês para crianças e idosos, do Programa de Extensão Parceria Universidade - Escola, do curso de Licenciatura em Letras Português - Inglês, da UTFPR, campus Pato Branco.

Siderlene Muniz-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Siderlene Muniz-Oliveira é doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL, PUC-SP. Professora-pesquisadora da Universidade TecnológicaFederal do Paraná, campus Dois Vizinhos, atuando no Programa de Pós-graduação em Letras do campus Pato Branco. Membro dos grupos de pesquisa ALTER - AGE (USP) e LAD’Humano (UTFPR-PB).

Downloads

Publicado

07-02-2023

Como Citar

Modolo, S. de F. B., & Muniz-Oliveira, S. (2023). O USO DE INSTRUMENTOS PELO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E PORTUGUESA NA SALA DE AULA. Revista Interfaces, 13(2), 48–61. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7119

Edição

Seção

Artigos