O TRABALHO REALIZADO E REAL DE UMA PROFESSORA FORMADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Formação inicial. Formação pela linguagem. Ensino de leitura.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo compreender e analisar o trabalho docente para o ensino da leitura no contexto da formação inicial de professores. À luz da perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2015; MACHADO, 2002), em diálogo com princípios da Clínica da Atividade (CLOT, 2007) e considerando a importância do ensino da leitura (KLEIMAN, 2008, 2011; CAFIERO, 2005; SOLÉ, 1998), procuramos analisar o trabalho de ensino de propostas teórico-metodológicas relacionadas à leitura, de uma professora formadora do curso de graduação em Pedagogia. Os dados revelam que a professora formadora tem uma grande autonomia nas escolhas das estratégias metodológicas; a aula de ensino da leitura acontece concomitantemente com a aula de leitura, demonstrando comprometimento com a implementação de práticas docentes de educação linguística.

Biografia do Autor

Andreia Rezende Garcia-Reis, Departamento de Educação da UFJF.

Professora do Departamento de Educação da UFJF.

Ariane Rodrigues Gomes Leite Godoy, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais.

Mestre em Educação pela UFJF.

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Publicado

07-02-2023

Como Citar

Garcia-Reis, A. R., & Godoy, A. R. G. L. (2023). O TRABALHO REALIZADO E REAL DE UMA PROFESSORA FORMADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Interfaces, 13(2), 9–29. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7093

Edição

Seção

Artigos