REPRESENTAÇÕES DOCENTES NO INSTAGRAM: DESTERRITORIALIZAÇÕES E RETERRITORIALIZAÇÕES EM TEMPOS DE CRISE PANDÊMICA
Palavras-chave:
Docência. Representações. Discursos. DesterritorializaçõesResumo
Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre as representações docentes em uma página do Instagram intitulada Escola de Passarinhos. Para isso, analisamos duas postagens com o objetivo de melhor compreender os (re) produções de sentidos produzidos nos dizeres docentes, quando falam de si e dos outros, focalizando nossa atenção para as noções de tempo-espaço, de identidade e de atuação profissional. Mobilizaremos os conceitos de discurso e de sujeito, conforme proposto por Foucault (1996) e Coracini (2007), para rastrear as desterritorializações e reterritorializações (DELEUZE & GUATTARI, 2009) docentes nessas duas postagens sobre Educação em tempos de COVID-19. Podemos mencionar, então, que, em meio a tempos pandêmicos, as tecnologias digitais promovem a instauração de processos de desterritorialização e reterritorialização, que criam novas formas de circulação do poder (Foucault, 1979) e outros/novos agenciamentos (Deleuze & Guattari, 1997).