CURRÍCULO, LEITURA E SISTEMAS DISCRIMINATÓRIOS: HÁ ALTERNATIVAS?
Palavras-chave:
Currículo. Androcentrismo. Feminismo. Diversidade. Leitura.Resumo
O objetivo deste artigo é instigar a percepção da baixa diversidade de gênero no repertório de leitura e processos criativos como etapa para aumentar a visibilidade de mulheres artistas e escritoras no ensino de artes e literatura. Com referências feministas e dos estudos pós-estruturalistas do currículo, a primeira parte do texto trata do androcentrismo, da discriminação interseccional e da desarticulação de sistemas de significação não inclusivos. Em consonância com o critério de diversidade cultural, central na Base Nacional Comum Curricular brasileira, a segunda parte aborda exemplos pertinentes a listas de leitura de vestibulares, a conteúdos de livros didáticos e a um projeto de ensino de licenciatura, oferecendo alternativas de procedimentos que proporcionam evitar o problema mais amplo da baixa diversidade cultural no currículo.Downloads
Publicado
30-12-2020
Como Citar
Rauen, M. G. (2020). CURRÍCULO, LEITURA E SISTEMAS DISCRIMINATÓRIOS: HÁ ALTERNATIVAS?. Revista Interfaces, 11(04), 304–315. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6700
Edição
Seção
Artigos