ALTERNÂNCIA LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: A GESTÃO DE LÍNGUAS NA PRÁTICA

Autores

  • Hermínia Aparecida Ribeiro Blanski
  • Cibele Krause Lemke

Palavras-chave:

Alternância Linguística. Ensino de Espanhol. Gestão de Línguas.

Resumo

Neste estudo analisamos fragmentos de aulas de espanhol gravadas no Ensino Médio de uma escola pública da região de Irati, PR, um contexto sociolinguisticamente complexo constituído por falantes de Língua de Herança (Cf. MELLO-PFEIFER, 2018), como a língua ucraniana e polonesa, por exemplo. Buscamos analisar a gestão de línguas (Cf. BERGER, 2015), a partir da alternância linguística (NUSSBAUM, 1998) em sala de aula com vistas a entender o papel destinado às línguas a que os falantes têm acesso. São dados integrantes de uma pesquisa de Mestrado de tipo etnográfica (Cf. ANDRÉ, 1995), com viés qualitativo interpretativista. Através das análises evidenciamos a necessidade de formação de professores voltada à educação linguística para atuar em contextos como o da pesquisa que fomenta novas práticas docentes condizentes à realidade linguística e cultural em que a escola está inserida.

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Publicado

11-04-2020

Como Citar

Ribeiro Blanski, H. A., & Krause Lemke, C. (2020). ALTERNÂNCIA LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE ESPANHOL: A GESTÃO DE LÍNGUAS NA PRÁTICA. Revista Interfaces, 11(01), 155–169. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6418

Edição

Seção

Artigos