CONTRIBUIÇÕES DO PLURILINGUISMO PARA O APRENDIZADO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM CONTEXTO MIGRATÓRIO

Autores

  • Teurra Fernandes Vailatti Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Língua de acolhimento. Plurilinguismo. Populações migrantes. Discurso. Identidade.

Resumo

Apresentamos o relato da experiência realizada no Projeto de Extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária, da Universidade Federal do Paraná, que oferece cursos de português brasileiro (PB) à população migrante. A pesquisa analisa onze produções escritas de alunos de nível básico, de maioria haitiana e síria, realizadas no 2º semestre de 2018. A partir de uma análise discursiva das produções, fundamentada na teoria do Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1992, 1998; Bakhtin; Voloshinov, 2009), verificamos como os alunos usaram a ferramenta língua portuguesa para construir uma enunciação particular, com a consciência de falar sobre si, em um movimento de reafirmação identitária e de superação dos silenciamentos que a migração impôs. Na discussão, afinando as relações entre o conceito de língua de acolhimento e plurilinguismo, refletimos como a  noção de competência plurilíngue e pluricultural favoreceu a relação aprendiz-língua.

Biografia do Autor

Teurra Fernandes Vailatti, Universidade Federal do Paraná

Mestra (2016) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Possui Licenciatura (2013) em Letras Francês pela UFPR e Licenciatura (2018) em Letras Português pela mesma universidade. Atuou como professora de Francês Língua Estrangeira (FLE) no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN/UFPR) e na Aliança Francesa de Curitiba. Realiza pesquisas na área da linguística aplicada (ensino/aprendizagem de línguas), com particular interesse em temas relacionados às abordagens plurilíngues (intercompreensão).

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Publicado

04-04-2020

Como Citar

Fernandes Vailatti, T. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO PLURILINGUISMO PARA O APRENDIZADO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM CONTEXTO MIGRATÓRIO. Revista Interfaces, 11(01), 104–117. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6220

Edição

Seção

Artigos