“IF WE DON’T NAME OURSELVES, WHO’S GONNA NAME US?”: HABLANDO DE TUDO UM POUCO CON OFELIA GARCÍA

Autores

Palavras-chave:

Translanguaging, Bilinguismo, Ensino de línguas

Resumo

No contexto da II Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica com o tema “Perspectivas Decoloniais na Linguística Aplicada Crítica”, durante os dias 23, 24 e 25 de julho de 2019, na cidade de Brasília, quisemos aproveitar a oportunidade para falar com a professora Ofelia García, referente e precursora da educação bilíngue nos Estados Unidos da América e difusora do translanguaging como conceito teórico e ferramenta pedagógica. Durante uma hora conversamos sobre o conceito translanguaging e os diversos olhares que têm sido lançados sobre ele, sobre políticas linguísticas educacionais nos EUA, bem como sobre o percurso teórico de alguns conceitos da Sociolinguística e sua necessária atualização.

Biografia do Autor

Alejandro Néstor Lorenzetti, Universidade federal do Paraná

Doutorando en PPGL-UFPR Estudos Linguísticos. Professor de espanhol como língua estrangeira e adicional, UEPG. Licenciado em Pedagogia.

Jhuliane Evelyn da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR

Downloads

Publicado

04-04-2020

Como Citar

Lorenzetti, A. N., & da Silva, J. E. (2020). “IF WE DON’T NAME OURSELVES, WHO’S GONNA NAME US?”: HABLANDO DE TUDO UM POUCO CON OFELIA GARCÍA. Revista Interfaces, 11(01), 170–181. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6140

Edição

Seção

Artigos