CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS EM DUAS ADOLESCENTES MULTILÍNGUES - ENTRE RÓTULOS E DIVERSIDADE

Authors

  • Nádia Cristina Dini USP
  • Martha Gattarosa ---

Keywords:

bilinguismo, identidade, interculturalidade.

Abstract

A construção da identidade na pós-modernidade compreende a imagem de um sujeito em transformação, cujos aspectos controversos corroboram uma forma de composição de identificação peculiar. Aprender outras línguas e conviver com outras culturas constitui-se uma experiência que reflete nas formas de interação do sujeito com sua própria cultura e com a do outro, possibilitando uma construção de identidade. Ao analisar as narrativas de duas adolescentes bilíngues sobre as línguas e culturas que as constituem, observamos que a identidade não é fechada: ela está em constante movimento, mudança e negociação dentro do próprio discurso. O multilinguismo é assim marcado por aspectos culturais, sociais e emocionais na representação da identidade do sujeito ao realizar escolhas entre códigos culturais e linguísticos ligados a um traço identitário de percepção social ou comportamental.

Author Biographies

Nádia Cristina Dini, USP

Mestra em Filologia Românica pela Ludwig-Maximilians Universität de Munique, licenciada em Letras/Língua Portuguesa pela Unicamp, especialista em Bilinguismo e Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades e graduanda em Licenciatura Letras/Alemão pela USP.

Martha Gattarosa, ---

Mestra em Linguística aplicada pela Westminster University - Londres, pós-graduação em Linguística Aplicada pela BCU – Birmingham, especialista em Bilinguismo e Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades.

Published

04-04-2020

How to Cite

Dini, N. C., & Gattarosa, M. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS EM DUAS ADOLESCENTES MULTILÍNGUES - ENTRE RÓTULOS E DIVERSIDADE. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 11(01), 24–32. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6113

Issue

Section

Artigos