O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS

Authors

  • Rodrigo Augusto Kovalski Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Keywords:

Ensino, Língua Portuguesa, Contextos Multiculturais.

Abstract

Esta pesquisa tematiza o ensino de Língua Portuguesa em contextos multiculturais, pois entende que é preciso repensar como valorizamos a cultura de origem de cada aluno, já que a pluralidade linguística/cultural presente na sala de aula traz consequências para a elaboração dos métodos e das técnicas de ação pedagógica e de transmissão da cultura oficial, e que por consequência, produz efeitos na língua. E metodologicamente, este estudo contemplou uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo com professores. Como conclusão, foi possível identificar as dificuldades enfrentadas por estes profissionais ao lidar com a questão do multiculturalismo e procuramos evidenciar o aspecto plural, complexo e original da construção da perspectiva da educação multicultural no ensino de Língua Portuguesa.

Author Biography

Rodrigo Augusto Kovalski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Possui graduação em Letras Português, Inglês e Respectivas Literaturas, Especialização el Literatura Brasileira e a Cosntrução do Texto, Mestrado em Teoria Literária, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFSC e Pós-Doutorado em Metodologia do Ensino e Educação Comparada pela USP. É Professor Adjunto A na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), atua no Departamento de Letras-Português, na Área de Fundamentos para a formação do professor de língua portuguesa e literaturas.

Published

04-04-2020

How to Cite

Kovalski, R. A. (2020). O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 11(01), 128–139. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6073

Issue

Section

Artigos